Loja Maçônica Estrela do Sul comemora 175 anos

 

A Loja Maçônica Estrela do Sul nº 84, situada na Av Sete de Setembro, nº 662, pertencente ao Grande Oriente do Brasil (GOB), completou 175 anos de fundação no dia 1º de julho, sendo uma das mais antigas de Bagé.

Para marcar a data haverá no dia 15/07/2016, às 17h, um coffee break no Obino Hotel, para recepcionar a imprensa bajeense, bem como, o Soberano Irmão Marcos José da Silva, Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, da cidade de Brasília, e o Eminente Irmão Jorge Pedron de las Llanas, Grão-Mestre Estadual da cidade de Porto Alegre.

 

Breve Histórico da Loja Maçônica

A Revolução Farroupilha (1835 - 1845), eclodiu no Rio Grande do Sul e configurou-se na mais longa revolta brasileira, tendo a duração de 10 anos. A então Vila de Bagé era ponto estratégico neste conflito bélico, onde o Império do Brasil necessitava pôr um fim nesta Revolução e lançou mão de todos os instrumentos disponíveis à época, gestões diplomáticas, tentativas de acordos políticos e os conhecidos e aguerridos combates. Neste cenário, a Maçonaria desempenhou um papel preponderante, pois havia maçons em ambos os lados e ela ansiava em reunir todos sob uma só fraternal convivência.

Em 1º de julho de 1841 a Loja Maçônica Estrella do Sul (como era grafada na época) foi criada pelo Grande Oriente do Brasil para funcionar na cidade de Bagé. As constantes movimentações das tropas e escaramuças impediram que os trabalhos e os locais de funcionamento da Loja Estrela do Sul fossem fixos. E assim, em meio a uma época conturbada, a Loja acabou fechando suas portas, em torno do ano de 1877, últimos registros encontrados de seu funcionamento.

No ano de 2005, um grupo de maçons se reuniu e "reergueu as colunas" da Loja. Ficou registrado na ata de reerguimento da Loja Estrela do Sul nº 84 que esta deveria pautar-se pelo respeito e consideração com as demais Lojas existentes em Bagé.

Após 175 anos de histórias, a Loja Estrela do Sul nº 84 mantém sua missão de estreitar Laços, aumentar a Fraternidade e criar um espírito maçônico duradouro, onde seus membros e familiares sintam-se orgulhosos em pertencer a uma oficina que teve em seus quadros nomes de personalidades que hoje figuram nas páginas dos nossos livros de história. Miremo-nos nestes Maçons do Passado que nos legaram a uma Estrela do Sul resplendente e sejamos maçons operativos e dedicados para honrar este legado de Fé, Caridade e Esperança.

Atualmente a Loja Maçonica Estrela do Sul tem como Venerável Mestre o Irmão Airton Luiz G. Tuerlinckx